Florais de Bach
Os florais são essências produzidas a partir de flores silvestres e consistem num método simples e natural de ajuda.
Agem sobre o estado emocional das pessoas, restaurando o equilíbrio da mente e do corpo, proporcionando bem estar.
São essências que não buscam simplesmente eliminar o sintoma da doença, mas checar a causa, que está na falta de harmonia entre o corpo físico e o espírito do indivíduo.
Os florais são muito sensíveis, pois trabalham no campo da energia, por isso só devem ser produzidos por pessoas preparadas espiritualmente.
Guia dos remédios
Cada um dos 38 remédios descobertos pelo Dr. Bach é dirigida a um estado emocional ou característica particular. Para selecionar os remédios de que necessita, pensar sobre o tipo de pessoa que você é, e do jeito que você está sentindo.
Medo
Aspen – Medos vagos e indefinidos, ansiedades, tremores, maus pressentimentos.
Cherry Plum – Impulsos difíceis de controlar, medo de machucar alguém ou a si mesmo por perder o controle. Depressão.
Mimulus – Medo de coisas conhecidas como doenças, escuro, dor. Usado também para timidez, acanhamento, cacoetes.
Red Chestnut – Pessoa ansiosa, antecipa problemas, pessimismo, imagina sempre o pior, superproteção, preocupação excessiva com os outros, medo exagerado que aconteça o pior às pessoas que ama.
Rock Rose – Urgências, emergências graves. Susto, medo, pânico, terror, quando se tem contato com a morte ou com o mal, inconsciência.
Insegurança e Indecisão
Cerato – Falta de confiança em si mesmo para tomar decisões. Indeciso, sempre pedindo conselho aos outros. Para situações como falar em público.
Gentian – Dúvida, desânimo diante de situações imprevistas, sem ânimo, falta de coragem, sentimento de fracasso, baixa auto-estima, sem vontade de continuar diante do fracasso.
Gorse – Desesperança, desespero, pessoa que desistiu da luta, pessimismo, baixo auto-estima, sentimento de fracasso.
Hornbean – cansaço passageiro, não cumpre as obrigações diárias, acorda cansado, convalescência, deixa tudo para depois. Indicado para crianças que não tem iniciativa de fazer as tarefas escolares, deixam tudo para depois.
Scleranthus – Incerteza, indecisão diante de duas opções, hesitação. Indicado para pessoas que ficam inseguros em provas.
Wild Oat – Incerteza quanto à carreira. Dúvida quanto à vocação. Indicado para pessoas que estão para prestar o vestibular e ainda não se decidiram quanto à carreira.
Falta de concentração, desinteresse no presente
Clematis – Sem concentração, distraído, desligado, fantasioso, apatia.
Chestnut Bud – Repetição de erros, lento no aprender, falta de observação ou interesse, não aprende com os erros.
Honeysuckle – Vive preso às lembranças do passado, saudades, não vive o presente nem se projeta para o futuro.
Mustard – Melancolia súbita que surge sem explicação, podendo levar a uma depressão. Perda da alegria e profunda tortura mental.
Olive – Esgotamento mental ou físico, exaustão.
White Chesnut – Pensamento indesejados que atormentam, prisioneiro dos próprios pensamentos, inquietação e tagarelice mental, dificuldade para meditar.
Wild Rose – Conformismo, resignação, não se esforça para melhorar, apatia, não luta.
Solidão
Heather – Tagarela, detesta ficar sozinho, necessidade de contar os problemas para todo mundo, muito preocupado consigo mesmo.
Impatiens – Impaciência com pessoas mais lentas, irritabilidade, ansiedade, tensão mental. Indicado para pais que já perderam a paciência com os filhos.
Water Violet – Silencioso, reservado, orgulhoso, distante, pouco envolvimento, introspecção, gosta de estar só, evita discussões, silencia sobre dores e desgostos. Indicado para crianças e adolescentes que passam muito tempo no quarto sozinhos e isolados.
Sensibilidade excessiva a opiniões alheias
Agrimony – grande angústia interior disfarçada por uma alegria superficial, não assume os sentimentos.
Centaury – Timidez, às vezes submisso, descuida-se de si para agradar os outros, geralmente são pessoas exploradas, pessoas fracas, influenciáveis facilmente.
Walnut – Períodos de adaptação, mudanças, transições. Indicado para crianças em períodos de adaptação escolar, mudanças de escola, de casa, de trabalho, puberdade, gravidez, menopausa, divórcio.
Holly – amor bloqueado, emoções fortes, amor incondicional, sensibilidade excessiva. Indicado para crianças muito dependentes dos pais.
Desespero ou desalento
Larch – pessimismo quanto às suas próprias capacidades, sentimento de inferioridade.
Elm – para pessoas que aspiram grandes ideais na vida e lutam para realizá-los, mas sentem-se desanimados para prosseguir.
Pine – complexo de culpa.
Sweet Chestnut – grande sofrimento, acompanhado de profunda angústia e desespero insuportável.
Star of Bethlehem – para situações de choque emocional, angústia e grande pensar, em circunstâncias que se seguem a acidentes, perdas graves, mortes.
Willow – inconformidade com a vida.
Oak – para pessoas corajosas, que quando adoecem se sentem incapazes de cumprir seus desejos e tarefas.
Crab Apple – preocupação excessiva com pequenas coisas ou problemas de saúde que não merecem tanta atenção.
Preocupação excessiva com o bem-estar dos outros
Chicory – para quem está sempre tentando corrigir o que está errado.
Vervain – pessoas de personalidade rígida, dotadas de grande força de vontade e magnetismo pessoal.
Vine – para as pessoas de grande auto-confiança, competência e segurança, que tendem a fazer valer suas idéias.
Beech – para os que necessitam ser mais tolerantes e desenvolver a capacidade de enxergar o lado bom das coisas e pessoas que o rodeiam.
Rock Water – para pessoas excessivamente severas consigo mesmas e que levam uma vida muito rígida e controlada.
Floral da Emergência
Rescue Remedy – É o remédio de urgências e socorro. Deve ser utilizado para resgatar o equilíbrio de nossa energia abalada por algum trauma proveniente de situações como: más notícias, acidentes (com ou sem perda de consciência), aborto, perda de uma pessoa querida.
Florais de Minas
Calmin – É indicado para o tratamento de pessoas com tensão nervosa, ansiedade, agitação, irritabilidade, ruminação mental, preocupação excessiva, impulsividade, impaciência, confusão mental e agressividade.
Recomendações:
Dosagem:
4 gotas sublingual, 4 vezes ao dia (Antes de engolir, deixar o líquido alguns segundos na boca).
Evitar encostar o conta-gotas na língua ou qualquer região da boca para evitar contaminação.
O período mais importante é quando acordar e antes de dormir, as outras duas pode-se tomar ao longo do dia. Se esquecer de tomar num horário não tome junto 8 gotas por exemplo, dê um tempo para tomar a outra dose.
Conservação:
Mantenha o frasco em lugar seco e ao abrigo da luz. Deixe-os longe de aparelhos eletro-eletrônicos como televisão, forno de microondas, computador.
Mantenha-o longe de fontes de calor para que não esquente e altere sua composição.